Como Evitar o Esfriamento

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. S. Mat. 24:12 e 13.

Em 1776, James Cook, famoso explorador e capitão da marinha britânica, foi encarregado por seu país de liderar uma expedição com o fim de verificar se havia mesmo ou não uma passagem navegável entre os oceanos Atlântico e Pacífico, via costa norte do Canadá. A expedição zarpou de Plymouth, Inglaterra, no dia 12 de julho de 1776. Entre seus integrantes estava o Dr. Solander, um naturalista sueco, cuja responsabilidade era fazer observações científicas da flora e fauna encontradas ao longo do caminho.

No outono de 1779, a expedição pesquisou a área em torno do Estreito de Bering. Ali um grupo, sob o comando do tenente Hodder, e incluindo o Dr. Solander, armou um acampamento e dirigiu-se para o interior. Uma prematura tempestade de inverno apanhou de surpresa aqueles homens longe do acampamento, ameaçando-os de morrerem congelados. Devido à sua experiência com temperaturas baixas em seu país natal, a Suécia, o Dr. Solander reuniu os homens e advertiu-os acerca dos perigos da hipotermia.

– Precisamos resolutamente voltar ao acampamento sem uma única parada – disse ele. – Nosso grande perigo é adormecer e não acordar nunca mais.
– Mas acho que ficaremos terrivelmente cansados – comentou Hodder.
– É lógico que vamos ficar – disse Solander. – Quando o sangue começar a esfriar, os homens implorarão um pouco de descanso. Não permita que se detenham uma só vez. Incite-os com golpes, com baionetas, se for preciso. Ceder ao desejo de dormir será fatal.

Os membros do grupo de Hodder atenderam à admoestação do doutor e voltaram ao acampamento sem perder um homem. Jesus advertiu-nos de que, ao aproximar-se o fim dos tempos, a iniquidade aumentaria e o amor de muitos de Seus seguidores ficaria frio, ao assimilarem o espírito do mundo ao seu redor. Vemos que isso ocorre hoje: cristãos adormecendo enquanto se conformam mais e mais com o mundo.

A Inspiração declara:

Haverá uma sacudidura da peneira. No devido tempo, a palha precisa ser separada do trigo. Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos está esfriando. Este é precisamente o tempo em que o genuíno será o mais forte. — Carta 46, 1887.

Esse é um tempo de provação. Um momento de fazermos escolhas inteligentes baseadas na razão com suporte na palavra de Deus. Muitos estão se apartando do rebanho e o esfriamento na fé é a consequência.

O que podemos fazer individualmente para evitar esse fim triste? Resolutamente encaminhar-nos para Sião, (Casa de Deus) enquanto animamos outros ao longo do caminho por nosso exemplo. Sigamos a recomendação divina:

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25.

Open chat