Lição 8 – Consolem o Meu povo

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ó Sião, você que anuncia boas-novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas-novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Eis aí está o seu Deus!’” (Is 40:9).
 
LEITURAS DA SEMANA: Is 40
 

Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, enquanto um soldado japonês chamado Shoichi Yokoi estava escondido em uma floresta na ilha de Guam. Folhetos que caíam dos aviões americanos anunciavam a paz, mas Yokoi pensou que aquilo fosse uma armadilha. Sendo patriota e leal ao imperador, ele tinha prometido nunca se render. Por não ter contato com a civilização, ele sobrevivia daquilo que encontrava na floresta, uma vida escassa e difícil.

Em 1972, vinte e sete anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, caçadores se depararam com Yokoi enquanto ele pescava, e só então ele soube que a mensagem de paz era verdadeira. Enquanto o restante de seu povo desfrutava de paz havia décadas, Yokoi vinha suportando privações e estresse por muitos anos (Roy Gane, Altar Call; Diadem, 1999, p. 304).

Muitos séculos antes, por meio do profeta Isaías, Deus anunciou que o tempo de tensão e sofrimento de Seu povo havia realmente terminado: “‘Consolem, consolem o Meu povo’, diz o Deus de vocês. ‘Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo da sua escravidão já acabou, que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados’” (Is 40:1, 2).

Nesta semana, examinaremos o que isso significa.

COMPLEMENTO DA LIÇÃO

Open chat